A importância do trabalho do luto....

O luto em tempos atuais não tem espaço. Há um imperativo social que determina: "Supere, vida que segue", "Bola pra frente", "Chega de Mimimi", "Tome um remedinho", etc. Luto é um trabalho psíquico para desinvestir (tirar libido) do objeto perdido. Mas é mais que elaborar a dimensão da perda de algo que investimos muito (parentes, amigos, amores, filhos, projetos, lugares, coisas, propósitos, etc.), é reconhecer o que se relacionava com o que se perdeu. Atropelar ou negar esse processo tem custos! Afinal,  se o luto não fosse necessário estaríamos até hoje chorando na cama porque nossa chupeta foi dada para o Papai Noel. 

Comentários

  1. Momento presente eu vou sorrir !porq estou há viver um luto;.entretanto fico analisando o príncipe;onde até seu pés
    . beijavva;ai fico
    pensando;o que perdir ?
    12 anos da minha vida ou
    ganhei experiência do
    tempo q nao posso
    voltar;mais ..estou em recuperação;c/síndrome d vozes colericas ;pois me levou há infância lembrando a voz do meu pai..aí li e muito me tocou uma parte ;dessa publicação.grande abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário